sábado, 11 de fevereiro de 2012

Recebendo AUTORIDADE DE DEUS


Texto: Lucas 10.19 “Eis que vos dou poder para  pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo. E nada vos fará dano  algum”
Introdução: Fomos chamados para exercermos  autoridade no mundo espiritual. Autoridade é: DIREITO OU PODER DE MANDAR. Nossa  autoridade não se baseia em personalidade ou em sentimentos. Não  depende da nossa maturidade nem do tempo que temos de convertido. Nossa  autoridade se baseia numa...
instituição legal, e não perde sua validade mesmo  quando nossa fé vacila.  É como um  documento registrado em cartório. (escritura, casamento, procuração, etc.)
A  maior preocupação do inimigo é de que um dia, venhamos a ter certeza de nossa  autoridade e imediatamente passemos a exercê-la.
COMO RECEBEMOS A AUTORIDADE?
Quando Deus fez o homem deu-lhe livre arbítrio e domínio, ou seja, autoridade sobre tudo.
Gênesis 1:26  Também disse Deus: Façamos o homem à  nossa imagem, conforme a             nossa  semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos  céus,       sobre os animais domésticos,  sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela   terra.
Antes só Deus tinha autoridade. Mas delegou parte  dela ao homem e nunca a cassou. É por isso que o ser humano tem liberdade de fazer  o que quiser. Tanto o bem como o mal sem   interferência de ninguém,
COMO PERDEMOS A AUTORIDADE?
O inimigo queria essa autoridade, foi por isso que  ele investiu pesado contra Eva e Adão.
Com a queda (a desobediência) o homem delegou a  autoridade que Deus havia lhe dado ao inimigo e ainda hoje através do homem (só  assim) ele tem influenciado o mundo e causado tanto mal. Porém Satanás não  possui autoridade completa sobre o mundo. Ele opera hoje como fez no jardim:  Roubando do homem a autoridade que um dia Deus lhe deu.
O inimigo tentou  fazer o mesmo com Jesus, na tentação.
1.    Ele quis que Jesus usasse seu poder espiritual para  alimentar-se. Muitos fazem isso hoje de maneira egoísta. Lucas 4.3:  Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se  transforme em pão.  Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de  pão viverá o homem.
2.    Ele quis que Jesus saltasse de um lugar alto para  Deus o amparar. Seria um grande golpe publicitário para chamar a atenção. Lucas  4.10 Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e  disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos  seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas  mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não  tentarás o Senhor, teu Deus.
3.    Ofereceu autoridade que ele tinha roubado do homem,  para Jesus o adorar. Seria autoridade sem passar pela vergonha da cruz. Jesus  não sofreria na cruz, mas estaria sujeito ao diabo. Lucas 4:5-8 E,  elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o  diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela  me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me  adorares, toda será tua. Jesus respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus,  adorarás e só a ele darás culto.

Jesus foi alvo de todo ódio e rejeição, sofreu todo  tipo de perseguição e injustiça. Porém tudo ele fez, tudo suportou inclusive  uma morte dolorosa e lenta na cruz. com um só objetivo: REASSUMIR a  autoridade delegada pelo homem ao diabo,
Assim que Jesus morreu. Desceu ao HADES. Lá tem  dois lados PARAIZO (Lc 24.23), é no paraíso que o espírito dos justos aguarda a  ressurreição. No paraíso ele pregou aos espíritos em prisão (mas não estavam em  tormento), estavam em prisão porque satanás tinha as chaves da morte. Quando  Jesus subiu as alturas ele levou cativo o cativeiro. Ef. 4.8. Jesus foi também  do outro lado do Hades. O domínio de Satanás. Ali ele estabeleceu as bases  legais da nossa autoridade. Ele removeu de Satanás a autoridade que este havia  roubado. Col. 2.15 “E, despojando os  principados e potestades publicamente os expôs ao desprezo triunfando delas na  cruz.”
Colossenses 2:14   havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de  alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Agora Jesus tem as chaves da morte e do inferno
Ap. 1.18 – Aquele que  vive: estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos. E tenho  as chaves da morte e do inferno.
Ap. 3:7 – Sou aquele que tem a chave de Davi, que  abre, e ninguém fecha, e que fecha, e ninguém abre.
Jesus tomou do inimigo o direito de equilibrar o  poder neste planeta.
Foi para isso que ele veio ao mundo:  Primordialmente para fazer expiação pelo pecado.
E recuperar a autoridade perdida pelo  homem.  1º Jo. 3.8  para isso se manifestou o filho de Deus (PARA  DESTRUIR AS OBRAS DO DIABO): ...Toda a autoridade me foi dada no céu e  na terra... Mt. 28.18 (Toda  autoridade no céu ele já tinha, faltava recuperar a autoridade perdida pelo  homem na terra.)
Após  o pecado Deus só tinha três opçõesEliminar o ser humano,  retirar do homem o livre arbítrio (autoridade) ou tornar-se homem e como homem  triunfar. (foi o que ele fez)
DEPOIS DE RECONQUISTAR A AUTORIDADE,  JESUS  A DEVOLVE À SUA IGREJA
Lc. 1.19 “Eis que vos dou poder para pisar  serpentes e escorpiões e sobre todo poder do inimigo”.
Mc. 16:17-8 estes sinais seguiram aos que crerem.  Em meu nome expulsaram os demônios falarão novas línguas, pegarão nas serpentes,  se beberem alguma coisa mortífera não lhes farão dano algum, e porão as mãos  sobre os enfermos e os curarão.
Isto é incrível, fabuloso tudo que está nas mãos do  inimigo está sujeito a nós pela autoridade que Jesus nos dá. Ao ressuscitar  Jesus procurou os discípulos e entregou-lhes a autoridade que havia tomado  de Satanás. João 20:22-23 “Recebereis o Espírito Santo se de alguns lhes  perdoar os pecados são-lhes perdoados, se lhos retiverdes, são retidos”.
AGORA É CONOSCO
Tudo o que Deus poderia fazer, já foi feito. Se não  repreendermos o inimigo ele não será repreendido. Se não o expulsarmos ele não  irá embora. Se não colocarmos as mãos sobre os enfermos eles não serão curados.  O inimigo sabe que temos tal autoridade, mas fica na esperança que a ignoramos.  Não adianta falar sobre autoridade e proclamá-la em alto e bom som
  Precisamos exercê-la. Existe uma grande diferença  em possuir e exercitar a autoridade
Exerça a autoridade que Deus lhe dá usando:
     
  1. O nome de Jesus
Mc 16.17 em meu nome expelirão demônios
  Esse nome carrega em si mesmo o peso da vitória que  ele obteve na cruz e na ressurreição
     
  1. A Palavra de Deus
Ef. 6.16 Tomai o capacete da salvação e a espada do  Espírito que é a palavra de Deus
  Foi com a palavra que Jesus venceu o diabo no  deserto A palavra de Deus é o que Deus é.
     
  1. O Poder do espírito Santo
Atos 1.8 Mas recebereis poder ao descer sobre vós o  Espírito Santo... Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de  poder... O espírito Santo é Deus operando em nós.
     
  1. O sangue de Jesus.
Ap 12.11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue  do cordeiro. Ao mencionar o sangue de Jesus estamos aplicando a cada situação a  derrota sofrida pelo inimigo, fazendo Deus operar no presente. A sangue de  Jesus é um memorial do triunfo de Jesus Cristo na cruz
     
  1. As verdades divinas.
Podemos citar todas as conquista que temos em  Jesus:  ...Mas ele foi traspassado  pelas nossas transgressões e moído pelas nossas   iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas  pisaduras fomos sarados... Tudo posso naquele que me fortalece... Nenhuma  condenação há para os que estão em cristo Jesus... O Sangue de Jesus me purifica de  todo pecado... Nas suas palavras há poder de vida e de morte.
Os milagres da Bíblia em especial do novo  testamento sempre aconteceram no momento da ação (exercício de autoridade) e  não no momento da oração.  (salvo quando  a oração é intercessora). Na ressurreição de Lázaro: depois de orar  Jesus ordenou: “Lázaro Vem para fora”
Na ressurreição de Tabita: Atos 9: 40  Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de  joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela  abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Pedro e João: Atos 3:6   Dirigindo-se ao aleijado. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem  ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,  levanta e anda!. Mateus 17: 20  Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda,  direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será  impossível. Mc. 16: 17- 8 estes sinais seguiram aos que crerem. Em meu nome expulsaram os demônios  falaram novas línguas, pegaram nas serpentes, se beberem alguma coisa mortífera  não lhes farão dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
Observe nestas passagens bíblicas a ênfase de usar  autoridade no momento da ação e não a oração.
Por não ter a certeza de que o milagre vai  acontecer muitos se escondem (de uma maneira covarde), atrás da oração e fala  para Deus: Senhor se for da sua vontade faça o milagre. Além de não agir como  Deus quer, ainda coloca a culpa nele se o milagre não acontecer.
Não tenha medo, use a autoridade que Deus lhe dá  que o milagre ele faz.

0 comentários:

Postar um comentário

Assembléia de Deus - Min. Madureira - Campo Pedro Ludovico

PR. PRESIDENTE: NEUTON PEREIRA ABREU
PR. LIDER REGIONAL: MANOEL DOS SANTOS