Alguém já disse: "Eu prefiro a morte, em vez desta situação! Sabe por quê? Porque não vejo nenhuma saída! Eu estou perdido!" Há situações na vida que nos levam ao desânimo, pois parece que estamos num beco sem saída lutando sozinhos! Constantemente pensamos que Deus nos abandonou!
Uma ilustração: Há situações na vida que são terríveis. Eu estava lendo um livro, que falava de um homem acusado de um crime que não cometeu no século 19. Ele fora escolhido para tomar sobre si a culpa, para que um outro homem influente do povoado ficasse imune. O juiz lhe dizia...
que se confessasse culpado e lhe assegurava, que sua esposa e seus três filhos seriam amparados pela comunidade, mas ele segurava sua Bíblia com muita força junto ao peito e jurava sua inocência! O juiz simulou um julgamento justo, fazendo ao final uma proposta ao acusado:
"Vou escrever em um papel a palavra 'inocente' e num outro a palavra 'culpado'. Você sorteia um dos papéis e aquele que pegar será o seu veredicto."
Sem que o acusado percebesse, o juiz escreveu nos dois papéis a palavra "culpado", de maneira que, naquele instante, não existisse nenhuma chance de o acusado se livrar da forca. Não havia saída! Não havia alternativas para o pobre homem!
O juiz colocou os dois papéis sobre uma mesa e mando o acusado escolher um. O homem pediu ao juiz alguns segundos para orar, pois havia percebido a armadilha. Ele orou bem baixinho: "Senhor, Tu és o Deus da vida e da morte. Eu terei que morrer por um crime que não cometi? O que será da minha família? Se o Senhor quiser levar minha vida por meio de ato da injustiça humana, eu aceito! Mas, se ainda tens uma saída... o que eu faço Senhor?" Então Deus lhe disse: "Pegue um papel e coma!" Ele rapidamente pegou um dos papéis e logo o colocou na boca e engoliu!
O juiz lhe perguntou: "Mas o que você fez? E agora? Como vamos saber qual é o seu veredicto?" Respondeu o acusado: "É muito fácil, basta olhar o papel que sobrou e saberemos que acabei engolindo o seu contrário." Não havia mais condições de condenar aquele homem e ele foi libertado!
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA UMA SITUAÇÃO, NUNCA DEIXEMOS DE ACREDITAR NO AMOR DE DEUS, POIS SE ELE QUISER, NOS MOSTRARÁ UMA SAÍDA DIANTE DE QUALQUER SITUAÇÃO!
14 A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança. (Provérbios 18:14 BLH)
Às vezes temos a sensação de que Deus está muito distante de nós, mas isso não é verdade, pois não há lugar em que estejamos que Deus não esteja. Ele estará sempre lutando conosco para que confiemos n'Ele, independente da circunstância que nos encontremos. Deus não nos criou e nos deu forma, para depois nos jogar à nossa própria sorte nesta vida!
Neste instante da sua vida, você pode estar pedindo que sua vida se acabe, ou então, querendo se distanciar de uma vez de Deus, acreditando que Ele não se importa com você. Então descobre que há algo impregnado em você - é a vida de Deus! Até mesmo aquele que não quer mais saber de igreja ou de fé, não consegue escapar dos apelos de sua alma e da realidade da sua consciência - Deus existe! Ele se tornou num "incrédulo que crê", não é verdade? Por mais que ele não queira obedecer a Deus e seguir os Seus caminhos, não consegue mais negar a Sua existência!
7 Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? 8 Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. 9 Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, 10 ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. 11 Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; 12 mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão. 13 Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. (Salmos 139:7-13 BLH)
2. Há uma história na Bíblia, que narra o momento em que o povo de Deus ficou encurralado entre o Mar Vermelho e o exército egípcio. Eles não entendiam que tudo aquilo era uma permissão e um plano divino.
O incrédulo que crê é muito interessante - ele acredita na existência de Deus, mas não entende os Seus planos. Vamos ver lendo Êxodo 14:10-12:
10 Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda do Deus Eterno. 11 E disseram a Moisés: -Será que não havia sepulturas no Egito? Por que você nos trouxe para morrermos aqui no deserto? Veja só o que você fez, nos tirando do Egito! 12 O que foi que lhe dissemos no Egito? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto! (Êxodo 14:10-12 BLH)
Eles estavam num beco sem saída! Como crentes, pediram a ajuda divina. (v.10) Como descrentes reclamaram de seu líder. (v.11) Como desanimados declararam a sua sentença. (v.12parte c) Se lermos somente estes versículos, nós chegaríamos à conclusão de que Deus estava brincando com eles, mas isto não é verdade. Quando observamos o contexto, percebemos a razão de estarem ali. Vamos ler Êxodo 14:1-4.
1 O Deus Eterno disse a Moisés: 2 -Diga aos israelitas que voltem e acampem em frente de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar Vermelho, perto de Baal-Zefom. 3 Assim o rei do Egito vai pensar que os israelitas estão andando sem rumo, perdidos no deserto. 4 Eu farei que o rei continue teimoso e persiga vocês. Então eu derrotarei o rei e o seu exército, mostrando assim o meu poder. E os egípcios ficarão sabendo que eu sou o Deus Eterno. E os israelitas obedeceram. (Êxodo 14:1-4 BLH)
Não é interessante? Antes mesmo que chegassem diante do Mar Vermelho, Deus já havia preparado todo o cenário. Seria uma vitória terrível e magnífica - um povo sem qualquer arma, vendo seu inimigo fortemente armado e equipado para a guerra, ser derrotado diante dos seus olhos pelo poder de Deus, engolidos pelas águas do mar! ESTES VERSÍCULOS ERAM UMA PROFECIA, NA QUAL ELES ACREDITARAM! Porém diante do perigo fraquejaram!
Mas antes de fraquejarem, eles obedeceram a uma profecia dada por meio de Moisés - o grande líder. Hoje Deus está lhe falando em seu íntimo que está ao seu lado. O primeiro passo é crer de coração no que Deus lhe mostra e que estará sempre ao seu lado. O segundo passo é crer que Ele mostrará uma saída para qualquer situação. Porém, antes destes passos é necessário tomar uma resolução - um compromisso de andar com Ele!
3. O exército egípcio representa as forças que querem nos destruir. O mar representa as nossas limitações. O deserto representa o lugar onde nos sentimos frágeis, desarmados, onde podemos aceitar e aprender sobre o poder de Deus em nossas vidas. O caminho pelo mar representa Jesus - a "Reposta" para os nossos becos sem saída!
7 Quando estavam no Egito, eles não entenderam os feitos maravilhosos de Deus. Esqueceram que muitas vezes ele havia mostrado o seu amor por eles e, perto do mar Vermelho, se revoltaram contra o Altíssimo Deus. 8 Mas, para mostrar o seu grande poder, ele os salvou, como havia prometido. 9 O Deus Eterno deu ordem, e o mar Vermelho secou; ele fez com que eles o atravessassem como se estivessem pisando terra seca. 10 Ele os livrou das mãos daqueles que os odiavam; ele os salvou dos seus inimigos. 11 As águas cobriram os inimigos; não escapou nem um. 12 Então o seu povo acreditou nas promessas de Deus e cantou louvores a ele. (Salmos 106:7-12 BLH)
Repare que o povo de Deus, apesar de fraquejarem, foi salvo naquele dia por causa de uma promessa divina! Os egípcios morreram, porque não tinham uma promessa divina.
" O EXÉRCITO EGÍPCIO representa forças espirituais do mal e tendências mentais que visam a nossa destruição.
" O DESERTO o escoamento, a dissipação, o esvaziamento das nossas forças. Geralmente, Deus nos coloca em desertos para que ali, aprendamos e experimentemos mais do Seu poder e do Seu cuidado pelas nossas vidas.
" O MAR na Bíblia, traz um significado interessante. Ele representa o mundo - um sistema de vida separado de Deus. Em Gênesis vemos como as terras secas emergiram do mar. Não existiria o Éden dentro do mar. Quando o homem pecou, isto é, quando ele escolheu o seu próprio caminho, uma vida dirigida por si mesmo, ele criou o que chamamos de "mundo" - um sistema de vida separado de Deus. O mundo é o limite da nossa fé, pois não demos nos conformar com ele. Podemos estar no mundo e não sermos dele. Como? Podemos passar por ele, viver nele, cercado por ele, num "Caminho" preparado por Deus - Jesus. O mar não é o ambiente para a vida humana, assim como o mundo não é o ambiente para a vida do cristão. Por isso o mar na Bíblia é o símbolo do mundo e quem é "absorvido" por ele está morto. A "terra seca" na Bíblia é o símbolo da ressurreição de Cristo e é nesta terra que devemos andar, viver e morrer.
" O CAMINHO pelo mar foi a saída de Deus para aquele povo. O caminho pelo mar era a terra seca preparada por Deus para a salvação do Seu povo. Por isso, aquele caminho representa Jesus - o "Enviado" para nos trazer salvação e vida! Os egípcios tentaram andar pelo caminho seco, mas não podiam permanecer lá, pois não era o seu meio ambiente - seus corações estavam cheios de ódio, destruição, morte e não queriam reconhecer a vontade de Deus. Por isso o mar os engoliu! Eles escolheram a morte e Deus os presenteou! Muitos estão andando no Caminho disseminando o ódio, a destruição, a maldade, etc. A qualquer momento o mar pode se fechar sobre eles. Talvez você diga: "Não é justo o que estão fazendo comigo, estão me encurralando e estão na Igreja!" Meu amigo, o que você tem à sua frente? O Caminho? Continue andando nele, pois a outra questão pertence a Deus!
Jesus é a solução para os nossos problemas e para a nossa vida! Ele é a Luz que ilumina a escuridão da nossa alma e dos nossos pensamentos. Ele é o Caminho para a vida, então aceite a luz de Cristo na sua vida e ande n'Ela. Só assim você não se sentirá perdido, pois para Deus não existem becos sem saída!
35 Jesus respondeu: -A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. 36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. (...). (João 12:35-36 BLH)
A saída para seus temores está em Cristo Jesus. Não existe outro Caminho seguro para nossas almas abatidas. Se você crer e se voltar para Deus como é a Sua vontade, hoje mesmo Deus pode realizar um milagre na sua vida e começara a fortalecê-lo interiormente, para tenha uma direção e significado de vida.
0 comentários:
Postar um comentário