quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Você conhece o ESPIRITO SANTO DE DEUS?

 Me conheça!",
"Saiba quem Eu sou "

Jesus estava na última ceia com os seus discípulos. Eles nem se quer imaginavam o que estava por vir. O Senhor já havia advertido várias vezes sobre o que aconteceria com Ele naquela semana, porém, parecia que os seus discípulos ainda não tinham consciência da dimensão dos fatos. Quando Jesus disse que ia para junto do Pai, os  discípulos  ficaram  muito  tristes. Em  meio àquela tristeza, Jesus disse que seria bom que Ele fosse, uma vez que Deus poderia  lhes enviar o Espírito Santo:...
Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais?’ Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se detristeza. Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou ” (Jo 16:5~7). Jesus morreria para a salvação. O Espírito viria para levar essa obra aos corações das pessoas, mantendo-as firmes até o retorno de Cristo.
É nítido que a atenção que João dá para os fatos da última ceia é diferente dos demaisevangelistas, os sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas). João nem se quer cita o evento emsi da Ceia-do-Senhor. Entretanto, podemos ver uma série de ensinamentos de Jesus quetomam boa parte desse relato de João. E um desses ensinos foi a respeito do Espírito Santo. Em Jo 14:15~17, Jesus promete a vinda do Espírito Santo nesses termos: 
Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade , O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” (Jo 14:15~17) 
A PERGUNTA QUE FICA É: 
Quem é o Espírito Santo?
Essa questão é fundamental para compreendermos a   maravilhosa  vontade de Deus em  nossas vidas! Estamos vivendo em um período da história da igreja em que o “movimento do Espírito Santo” tem se tornado algo muito normal e crescente. Grandes avivamentos no mundo durante a história sempre nos ensinaram que a igreja precisa conhecer o Espírito e ser revestida de Seu poder. Hoje, há uma necessidade muito grande em entendermos corretamente o ministério do Espírito Santo a fim de que não caiamos em erro que muitos cometem. O Espírito é compreendido muitas vezes como sendo uma força impessoal, um vento, um sopro, uma energia, etc. Afinal, o que é, ou melhor, quem é o Espírito Santo? Nessa primeira parte estudaremos a respeito da identidade do Espírito Santo.Podemos estar como os efésios em Atos 19. Eles haviam recebido o batismo de João, ou seja, de arrependimento, mas nem ao menos sabiam a respeito existência do Espírito Santo. Quando somos salvos, o Espírito Santo passa a habitar dentro de nós, sendo nossa companhia até a nossa morte. Por isso mesmo que devemos conhecê-lO, Ele que é Deus, junto com o Pai e o Filho.
 1. O Espírito Santo é o “Conselheiro”.
Conselheiro vem da palavra grega parákletos cuja tradução pode ser confortador, ajudador assistente”, ou num sentido mais forense, advogado”. As versões antigas como aARA e a ARC trazem “consolador  Em  Jo 14:16 temos, “ E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre” (NVI). Assim, o sentido de “conselheiro” deve ser analisado com base, em pelo menos, nesses dois versículos. A expressão " outro Conselheiro "quer dizer outro Conselheiro da mesma essência” que Jesus. Assim, chegamos a algumas conclusões: Primeiramente, O Espírito Santo tem a mesma natureza que o Filho. Por isso, o Espírito Santo é uma pessoa, e não uma força impessoal: Ele é Deus! Vimos isso quando falamos sobre a Trindade. O Espírito Santo tem a mesma essência de Cristo. Uma força impessoal não pode ser apenas um “conselheiro”. O Espírito também é Aquele que está conosco no mundo, no lugar de Jesus. O Credo Apostólico diz que Jesus está agora sentado a direita de Deus esperando voltar para julgar
os vivos e os mortos. Os discípulos se sentiram perdidos ao saber que Jesus os deixaria. Porém, o Senhor os confortou dizendo que o Espírito Santo supriria essa falta, ajudando os discípulos a viverem exatamente como Jesus viveu. Além do mais, o Espírito Santo advogaria em seu favor confirmando a pregação dos apóstolos feitas em nome de Jesus, fato que ocorreu a partir da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes
  
2. O Espírito Santo é o 
“Convencedor”.
 
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (v. 8). O Espírito Santo enviado por Jesus, que é o Conselheiro, também é o “convencedor ”. Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Ele nos ensina o caminho certo que devemosde seguir. Quando erramos, é o Espírito Santo quem nos dá a convicção do pecado e anecessidade de nos arrependermos. É o mesmo Espírito que nos aponta para o Dia emque Deus julgará todas as coisas trazendo destruição aos ímpios e recompensa aos juntos. 
Como o Espírito Santo pode fazer isso? Jesus nos responde em Jo 14:26 “ Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”. O Espírito nos trará a memória tudo aquilo que Jesus nos ensinou. Na época, os apóstolos ouviram diretamente de Jesus, porém hoje, o mesmo Espírito nos faz lembrar de tudo o que aprendemos na Bíblia, através de nossa leitura, da pregação, dos estudos, etc.
O Espírito nos convencerá “do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.” (v. 9). O Espírito Santo nos ajuda a perceber quando estamos em pecado. Ele nos convence a nos arrependermos diante de Deus, a acertarmos  a nossa vida. A palavra justiça usada aqui por João é um pouco diferente da mesma palavra usada com sentido forense de Paulo. Jesus está falando da vontade de Deus em que o Filho vá para que o Espírito Santo venha: a glorificação do Filho é a justiça de Deus. Em último lugar, o Espírito Santo convencerá do juízo. Um dia todos serão julgados por Deus. Nós que somos salvos, já fomos julgados e absolvidos na cruz. Jesus conquistou a salvação a todos aqueles que crêem Nele. Porém para o diabo e todos aquele que se rebelaram contra Deus, resta a punição eterna. O Espírito Santo testifica a respeito disso.
3. O Espírito Santo é o 
“Espírito da Verdade”.


Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade” (v. 12, 13). Imagine quantas coisas Jesus ainda queria falar para os seus discípulos. Porém eles ainda eram muito imaturos espiritualmente. Eles não poderiam suportar” aquilo que Jesus falasse a mais. Era necessário que o Espírito Santo viesse dentro deles para que entendessem melhor a vontade de Deus. Por isso que o Espírito Santo é chamado por Jesus de o “Espírito da Verdade”, uma vez que é Ele que nos guia em toda a Verdade de Cristo! O Espírito Santo é fundamental em nossas vidas. Ele nos ensina e nos guia. Esse é um aspecto da pessoalidade do Espírito. Conhecer o Espírito Santo é muito importante porque Ele nos faz viver como Jesus. “ Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” (v. 13, 14). Tudo o que o Espírito Santo faz aponta para a figura de Jesus, aquele que é a Verdade (leia Jo 14:6). Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, o Espírito, o Filho e o Pai são um: una essentia trina personne. O Espírito Santo é Deus! Comentando isso, a Confissão de Westminster diz assim: "O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, procedente do Pai e do Filho, da mesma substância e igual em poder e glória, e deve-se crer nele, amá-Lo, obedecê-Lo e adorá-Lo, juntamente com o Pai e o Filho, por todos osséculos, Sendo Deus, Ele só pode ser o Espírito da Verdade, que nos conduz à Verdade e que nos faz viver a Verdade!Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês” (v. 15). O Filho recebe do Pai e passa para o Espírito. O Espírito Santo nos transmite a vontade de Deus que é mediante Cristo. Assim, toda a nossa vida cristã, desde a conversão e salvação até a morte, ou a vinda de Cristo, será regido por essa seqüência. O Espírito Santo é aquele que está conosco nos fazendo voltar para Deus pelo Filho Jesus Cristo. É lógico que não é só isso que a Bíblia fala a respeito do Espirito Santo particularmente o Novo Testamento, nos ensinam a respeito do Espírito Santo. Porém, esse texto nos fala de três aspectos importante da pessoa do Espírito Santo: que Ele é o nosso Conselheiro, aquele que converse a nós e ao mundo do pecado, do juízo e da justiça, e, enfim, Ele é o Espírito da Verdade. Aqui vai uma lista de alguns dos outros atributos pessoais do Espírito Santo:

O Espírito Santo tem uma mente,
Rm 8:27
Ele tem vontade,
1Co 12:11;
Ele tem emoções,
Ef 4:30;
Ele dá alegria,
Lc 10:21;
Ele ensina,
Jo 14:26;
Ele testifica a Cristo,
Jo 15:26;
Ele lidera,
Rm 8:14;
Ele fortalece e encoraja,
At 9:31;
Ele nos ajuda nas fraquezas,
Rm 8:26;
Ele intercede,
Rm 8:26;
Ele conhece as profundidades de Deus,
1Co 2:11;
Ele santifica,
Rm 15:16
Ele testifica que somos filhos de Deus,
Rm 8:16;
Ele proíbe,
At 16:6,7;
Ele capacita com poder,
At 2:1~4;
Ele concede multiformes dons,
1Co 12ss. 
O convite do Espírito Santo hoje é: "Me conheça!", "Saiba quem Eu sou ". Sem o Espírito,não podemos conhecer o Filho. Sem conhecer o Filho, não temos acesso ao Pai. Sem acesso ao Pai nunca encontraremos a razão do nosso viver, estaremos eternamente perdidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Assembléia de Deus - Min. Madureira - Campo Pedro Ludovico

PR. PRESIDENTE: NEUTON PEREIRA ABREU
PR. LIDER REGIONAL: MANOEL DOS SANTOS